Terceirização Espiritual

Me criei em família católica, com direito a missas, orações, santos, promessas, novenas e até algumas poucas procissões. Então, seja por hábito, educação ou crença, acho legal tentar receber uma forcinha extra de seres e energias de Luz que sentimos que nos dão um alento. Eu colocaria também nesse pacote as bênçãos de avós, rezas de mães, olhares seguros de pais e proteção de dindos – porque isso tudo também é coisa de Deus, não é mesmo? Em momentos que pensamos ter esgotado as próprias possibilidades de agir sozinho, essas coisas nos sustentam mais do que arroz com feijão!

O interessante é que quando temos por perto as pessoas, as boas energias e o cuidado, é difícil reconhecer isso como algo presente e valoroso. Muitas vezes só buscamos quando já não temos mais… Aí vem as queixas, desamparo, solidão e a procrastinação do bem-estar: quando eu puder ter tempo para rezar, se minha mãe fosse viva ainda, quando eu tiver dinheiro para fazer caridade, o dia que eu trocar de carro eu vou agradecer, quando eu visitava minha madrinha… Tudo fica deslocado num tempo passado ou futuro, e então imploramos por energias superiores que solucionem aquilo que, se estivéssemos mais conscientes, já estaria resolvido.

Ser espiritualizado não é apenas pedir ajuda para outros, sejam eles santos, amigos, gurus, terapeutas ou parentes, pois agir assim é como fazer uma terceirização espiritual, onde você delega sua parte e não se responsabiliza pela mudança pessoal. Se tornar consciente do momento, do ‘aqui e agora’ pode ser o primeiro e mais importante passo para uma espiritualidade verdadeira, que acontece quando nos apropriamos da realidade, a valorizamos e reunimos as conexões para seguir adiante.

“Só por hoje” é uma frase importante, inclusive praticada em associações que lidam com dependentes de alcool e outras drogas, mas que também é a base do Reiki, uma técnica de harmonização energética bastante conhecida, cujos cinco princípios são: só por hoje não se zangue, só por hoje não se preocupe, só por hoje demonstre apreço, só por hoje trabalhe com afinco (sobre si mesmo), só por hoje seja bondoso.

Fica a dica para você fazer seus próprios princípios. Algo tipo: só por hoje vou fazer meu melhor. Só por hoje não vou ser indiferente. Só por hoje vou cuidar as pegadas e rastros que deixo na Terra e nas minhas relações. Só por hoje vou estar inteiro no aqui e agora.

Trackback URL

, , ,

No Comments on "Terceirização Espiritual"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments