Um passo de cada vez

Já notaram como a gente fica ansioso quando quer alguma coisa ou quando tem um projeto de médio-longo prazo a realizar e fica tentando queimar etapas para chegar no destino final de uma vez?

Vários exemplos: o cidadão que estuda alguma coisa mas acha aquela parte chata e passa para a lição seguinte; a pessoa que, na ânsia de saber mais, procura conceitos mais avançados do que aprende atualmente e tem quem nem ainda aprendeu e já pensa em colocar o que (ainda não) sabe na prática.

Se vocês pararem para pensar, fazem isso também em algum nível. Eu acho normal…o problema é que esse comportamento é absolutamente improdutivo. Aprende primeiro e só depois aplica. Deixa a primeira etapa acontecer direito, do começo ao fim, e só depois passa para a segunda. Domine o que sabe antes de se especializar. Parece óbvio, mas muitas vezes não é.

É preciso aprender a dar um passo de cada vez.

O que me lembra uma história da Vovó Donalda (se você tem menos de 30 anos e não sabe quem é Vovó Donalda, eu sugiro o Google) na qual ela mostrava ao neto e aos bisnetos – literalmente – o caminho das pedras para chegar a uma caverna secreta. A pedra certa, pisada na ordem certa, tudo no seu momento.

Trackback URL

One Comment on "Um passo de cada vez"

  1. claudia C.
    05/03/2012 at 9:48 am Permalink

    Oi Jr,
    Muito bom…Gostei da Frase ” Domine o que sabe antes de se especializar.”
    Abracos!

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments