Carnaval

Recebi uma pergunta por email e achei que o tema era pertinente: Carnaval, do que você gostaria de se disfarçar? Por quê?

Dentro da Cabala, tudo aquilo que nos disfarça, que nos oculta, que engana aos outros (e a gente mesmo, há!) está associado a Yesod, a nona Esfera da Árvore da Vida. Como a Árvore da Vida é um grande sistema de “categorização” do universo, partimos do princípio de que objetos que caem na mesma categoria, por mais distantes que possam parecer, tem algo de comum entre si.

(Se você não sabe o que é a Árvore da Vida, tem uns textos bem bacanas que explicam o que ela é aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Vale a pena, pra se informar.)

Acontece que a reprodução sexual, ou mais exatamente os genitais, estão também presentes em Yesod. Daí o sujeito vai lá, veste uma fantasia, tira a roupa – só pra citar a Rita Lee – coloca uma máscara e, durante três dias, vira outra pessoa.

Sabemos que, para alguns, o anonimato traz a coragem necessária para que façam aquilo que não conseguem ou não podem fazer de cara limpa. E aí nós vamos para outro ponto de Yesod que é a ilusão. A ilusão do anonimato, a ilusão de que se é outra pessoa, a ilusão de que no Carnaval dá pra dar vazão inconsequente aos instintos mais básicos.

Yesod é a Esfera que corresponde à Lua. Vocês sabem que o Carnaval é móvel por causa da Lua, né? Na verdade isso é definido pela Páscoa, que é um feriado lunar, por causa do calendário hebraico.

E trazendo toda essa idéia de disfarce/ilusão/Yesod/Lua pra um conceito mais recente – mesmo porque “sair por aí” no Carnaval não é nenhuma novidade – temos o grupo de hackers chamado “Anonymous” que tem sua identidade oculta sob a máscara de um personagem histórico chamado Guy Fawkes. Esse grupo não poderia ser mais lunar, afinal além do anonimato o lema deles é: “não perdoamos, não esquecemos.”

Mais lunar, impossível.

Trackback URL

No Comments on "Carnaval"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments