Potencial

Palavra estranha essa: potencial. Não é algo ainda realizado, é algo que pode vir a se realizar. Há pessoas no mundo que são cheias de potencial para realizar mil e uma façanhas, mas estão lá, paradas no tempo, quase inertes e muito longe de realizar seu potencial.

Ainda assim são cheias de possibilidades. Uma das coisas que eu sempre explico quando falo do Louco (o primeiro dos Arcanos Maiores) é que ele é cheio de potencialidades, mas dificilmente realiza alguma coisa. Isso invariavelmente causa sofrimento, pois vivemos em um mundo de ação e realizações. Não é a toa que O Louco é uma carta que fala tanto de potenciais não realizados quando de inadequação. Quem não realiza nesse mundo não parece estar cumprindo sua parte.

Outra coisa que me vem à mente nessas horas é uma frase que diz Saber e não fazer é pior do que não saber. Ou seja, quem sabe tem uma grande responsabilidade em relação ao que sabe. No final das contas, parece (vejam bem, eu disse parece) que o ignorante é mesmo feliz. E lá vamos nós mais uma vez para O Louco mostrando sua ingenuidade e falta de malícia em relação às coisas do mundo.

Talvez seja esse o caso de quem não luta para realizar seu potencial. São pessoas que desconhecem a responsabilidade que tem.

lemat

Trackback URL

No Comments on "Potencial"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments