Cativar…

 Em um certo final de semana eu estava passeando por uma livraria quando escuto o seguinte diálogo entre uma jovem mãe e sua fiilha, uma menina de mais ou menos cinco anos:

– Filha, tu tem certeza que quer levar este livro?
– Quero sim.
– Mas é ou o livro ou a boneca.
– Quero o livro mãe.
– Mas filha, a mãe pode te dar um dvd ao invés do livro, o que tu acha?
– Não mãe, eu quero o livro.
– Mas olha só, já vou te avisando, esquece que eu vá ler este livro todos os dias pra você. Esquece. Vamos.
E assim, em um estado alterado, a mãe encerra a tentativa de subornar a filha para NÃO comprar o livro.
Caramba! Fiquei pasma. Claro que eu sei que existem muitos pais e mães que agem dessa maneira, mas não posso e não desejo deixar de me sensibilizar quando escuto uma história assim.
Como educadora eu fico imaginando como isto pode influenciar na vida escolar da menina. Está sendo podada uma ação que nós tanto lutamos: fazer com que nossas crianças tenham o ato de apreciar os livros, a leitura, o mundo mágico das letras. Sem falar que o maior interesse da mãe era o de não precisar ler para a filha. Com a boneca ela brincaria sozinha e com o dvd estaria entretida por um longo tempo, sozinha, é claro. Que esta mãe não reclame de ter que ir a escola por causa do desempenho da filha, afinal é assim que muitos filhos chamam a atenção dos pais.
Isto me faz lembrar a frase da história do Pequeno Príncipe, em que a raposa diz ao menino Príncipe que ele é eternamente responsável por aquilo que cativa. Vamos pensar na responsabilidade de nossas ações. O que desejamos que os outros sintam em relação a nós e em relação ao mundo em que vivem?
Falando de crianças esta responsabilidade é muito maior, porque somos nós que apresentamos o mundo a elas. Mas também somos responsáveis por toda a influência benéfica ou não que possamos causar também em adultos. Quantas vezes seduzimos a opinião de alguém de acordo com nossos interesses? Isso tem um nome nada bonito: manipulação!
Bom, o que será que esta mãe está cativando? O que será que nós cativamos no nosso dia a dia ? Que nós possamos prestar mais atenção nas nossas grandes e pequenas ‘seduções’ diárias. E não esqueça que tu te torna eternamente responsável por isso.

Trackback URL

, ,

No Comments on "Cativar…"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments