Solstício de Inverno

E lá se foi o Outono…

Hoje, dia 20 de junho às 20h59min, teremos o ingresso do Sol no signo de Câncer e, portanto a entrada da estação do Inverno aqui no hemisfério sul do nosso planeta.

Esse momento nós chamamos de Solstício de Inverno, e ele acontece no momento do ano em que o Sol, no seu aparente movimento pelo céu, atinge o seu maior afastamento da linha do equador, em termos de latitude. É nesse dia que ocorre a noite mais longa do ano, é o ápice da escuridão.

Para muitos no planeta esse é um momento mágico: os cristãos e pagãos celebram o inverno com suas fogueiras (festas juninas) e sabás (Yule), para os índios aymarás esse solstício marca o Ano Novo Andino. Aliás os povos nativos sempre celebraram os equinócios e solstícios, ou seja, as mudanças de estação. Cada estação corresponde a um rito de passagem e mudanças. O Inverno representa a imersão, o recolhimento, a introspecção e reavaliação dos nossos projetos pessoais, dos processos emocionais e conseqüentes transformações. 

Bom inverno para todos nós!

Trackback URL

, ,

No Comments on "Solstício de Inverno"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments