Perséfone

Muitas tradições celebram o Equinócio do Outono. De acordo com o mito antigo, no dia do Equinócio de Outono, Hades (o deus grego do mundo inferior) encontrou-se com Perséfone, filha de Zeus e Deméter a deusa da agricultura, e que colhia flores. Ficou tão encantado com sua beleza jovem que, instantaneamente, se apaixonou por ela! Agarrou-a, raptou-a e levou-a em sua carruagem para a escuridão do seu reino a fim de governar eternamente ao seu lado como sua imortal Rainha do Submundo.

A deusa Deméter procurou, por todos os lugares, a sua filha levada à força, e não a encontrando, seu sofrimento foi tão intenso que a terra tornou-se estéril e assim permanecia, pois sem a intervenção de Deméter nada do que era plantado crescia. Os grandes deuses do Olimpo tiveram então que negociar o retorno de Perséfone.

Porém, enquanto estava com Hades ela comeu uma pequena semente de romã – o que a associava permanentemente ao reino subterrâneo – tendo, então, que passar metade de cada ano com Hades no submundo, por toda a eternidade.

Desde a Antigüidade esse mito é visto como uma alegoria: Perséfone era o grão semeado, colocado embaixo da terra para se desenvolver e despontar durante a primavera sob a forma de novos frutos…

Trackback URL

, , , , , ,

No Comments on "Perséfone"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments