Outono e Ano Novo Astrológico

 autumn_tree.gif

Para os que não sabem, o Ano Novo Astrológico chegou.
Seu início é demarcado (no hemisfério sul) pelo que conhecemos como Equinócio de Outono – onde o dia e a noite tem o mesmo tempo de duração – e o ingresso do Sol no signo de Áries. Isso aconteceu hoje, dia 20 de março de 2008, exatamente às 02h48m (horário de Brasília). 
Mas hoje, tecnicamente depois das 15h, também é Quinta-feira Santa, um momento de recolhimento, introspecção, e porque não dizer, de respeito aos cristãos e a todas as culturas e religiões que têm essa época do ano como sagrada.

E os pagãos? “A palavra ‘pagão’ vem do latim ‘paganus’, que é aquele que mora no ‘pagus’, no campo, na natureza. Assim, pode-se dizer que, em termos religiosos, o paganismo é o culto e o respeito às forças da Natureza. Para o pagão, toda a natureza é viva, é sagrada – e seus deuses e deusas refletem essa crença, oferecendo conforto e equilíbrio àqueles que compreendem o real significado de se respeitar a natureza.”
Os alimentos pagãos tradicionais do Equinócio do Outono são os produtos do milho e do trigo, pães, nozes, vegetais, maçãs, raízes (cenouras, cebolas, batatas, etc.), cidra e romãs.

Essas datas (Equinócios, Quinta-feira Santa, Páscoa, etc.) não são fixas, mas este ano ‘aconteceram’ juntas, simbolizando para nós ocidentais, a vida e a morte ao mesmo tempo – e  no fundo não é mesmo assim? Cabe a cada um de nós a consciência e o discernimento de saber o quê, nesse momento, precisa ser celebrado: a morte ou a vida. E será que elas existem separadamente?

Trackback URL

, , , , , , ,

No Comments on "Outono e Ano Novo Astrológico"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments