Compartilhe

reiki.jpg 

Para refletir e aplicar na sua vida diária, leia esses dizeres de Jorge Luis Borges: Dê o que é sagrado aos cães. Lance suas pérolas aos porcos. Pois o que importa é dar.

Você sempre ouviu dizer o contrário: nada jogue aos cães, não dê pérolas aos porcos, porque eles não entenderão. O essencial não é o que você está dando – pérolas, santidade, amor –  ou a quem você está dando; esse não é o ponto. O ponto é que você está dando. Quando você tiver, dê.

Gurdjieff costumava dizer: “Tudo o que acumulei se perdeu, e tudo o que dei é meu. Tudo o que eu dei ainda está comigo, e tudo o que guardei se perdeu.” É verdade: você tem somente aquilo que compartilhou. O amor não é uma propriedade para ser acumulada; é uma fragrância a ser compartilhada. Quanto mais você compartilha, mais você tem; quanto menos compartilha, menos tem. Quanto mais você compartilhar mais vai brotar do âmago do seu ser – é infinito; mais estará jorrando. Tire água do poço, e mais água fresca corre para dentro do poço. Não tire água, feche o poço, torne-se miserável, e as nascentes deixarão de funcionar. Pouco a pouco as nascentes irão morrendo, ficando bloqueadas; e a água que está no poço morrerá, ficará estagnada, suja.  A água que flui é fresca… o amor que flui é fresco.

Para caminhar em direção ao amor é preciso compartilhar, compartilhar a sua vida, compartilhar tudo o que você tem. Tudo que houver de belo em você, jamais o acumule. Sua sabedoria, compartilhe-a; seu amor, sua felicidade, seu prazer, compartilhe-os. Sim, se você não puder encontrar alguém, compartilhe com os cães – mas compartilhe. Compartilhe com as rochas – mas compartilhe. Quando tiver pérolas, jogue-as – não se importe se aos porcos ou aos santos, simplesmente jogue-as. Porque o importante é dar.

Acumular envenena o coração. Todo acumular é venenoso. E quando der, não se importe se será retribuído ou não. Sinta-se grato à pessoa que lhe permitiu compartilhar algo com ela. Sinta a gratidão por ela estar pronta a ouvi-lo, a compartilhar alguma energia com você; por ela estar pronta a ouvir a sua canção, a ver a sua dança; grato porque, quando você veio para dar ela não rejeitou… O compartilhar é uma das virtudes mais espirituais; uma das maiores virtudes espirituais.  Osho

Trackback URL

, , , , , , , ,

One Comment on "Compartilhe"

  1. kenio fuke
    10/03/2008 at 1:15 am Permalink

    Ola,parabens pelo seu site,eu sou musico e compositor,para quem gosta de boa musica para relaxar,nao pode deixar de conferir este dois cds.
    Piano e Natureza vol-1
    e Melodias da Natureza vol-1,sao musicas inspiradas nos elementos da natureza.
    são otimas para meditar e manter o equilibrio.
    De infinitamente,cresceremos infinitamente.
    um forte abraço a todos.
    Kenio Fuke.

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments