Arcano XIV – A Temperança (A Arte)

A Temperança

Essa lâmina mostra um ser alado, com dois recipientes nas mãos, vertendo água de um para o outro. É o 

símbolo da transformação interior. É a transmutação de idéias e desejos mais baixos em força criadora que ocorre na ascensão espiritual. Por ser hermafrodita, a figura representa a união de forças contrárias em prol de um bem comum. Simboliza a comunhão dos opostos, a unificação entre razão e emoção. É um arcano que traz consigo a idéia de purificação, de equilíbrio, no sentido de olharmos para dentro e transmutarmos o que há de negativo. É a vida constantemente mudando.

Tem relação com o Arcano VI e simboliza aqui, a consumação do Grande Rito e a transformação ocasionada pela junção de dois opostos (vide Arcano VI). Pode indicar um sinal divino, pois seres alados são freqüentmente associados a mensagens provenientes de planos superiores.

Palavras-chave: profunda transformação interna, comunhão, (re) conciliação, tolerância, amor ao próximo, apatia, não deixar-se incomodar pelos problemas alheios, mente preconceituosa, dependência de alguém para manifestar idéias ou atitudes, desequilíbrio, perda da medida, ponte entre o inconsciente e o consciente, incapacidade de harmonizar intelecto e sensibilidade.

 

Trackback URL

, ,

No Comments on "Arcano XIV – A Temperança (A Arte)"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments