Poucos amigos…

amizade3.jpg

Sempre digo que se relacionar com as pessoas é uma arte. E penso que, como todas as formas de arte, vamos mudando a expressão, aprimorando e desenvolvendo potencialidades. A amizade é, do meu ponto de vista, uma das mais complexas relações. Adoramos e necessitamos – porque somos carentes – dizer que temos amigos, amigos de verdade, amigos do peito, e nem sempre isso vai além da simples definição, de um rótulo. Chamamos de amigos pessoas que nem sempre conceituam a palavra como nós. Nos dizemos amigos e nem sempre nos comportamos como tal.

Tem um ditado popular que diz ‘os amigos são os meus dentes e eles, de vez em quando, me mordem a língua’, é meio tosco, mas hoje, já bem quarentona, aprecio sua rude verdade. O problema não me parece ser exatamente o relacionar-se com os amigos, mas as expectativas e conseqüentes frustrações vindas desse processo.

É importante entender as lições trazidas pelas decepções entre amigos, pois quando as máscaras caem – a minha e as dos outros – é que podemos ver com clareza e escolher verdadeiramente se queremos certas pessoas em nossa ‘prateleira’ de ‘amigos’ ou não…

Com a Casa XI do meu Mapa Natal muito ‘habitada’, estou bem consciente dos aprendizados que devo ter nessa área, e entendi que já está mais do que na hora de ser mais cautelosa, mais seletiva, e ser uma amiga mais responsável também. Afinal, nunca gostei do papel de vítima, e como qualquer pessoa minimamente saudável, eu detesto me sentir usada! Alguém aí gosta de se sentir usado pelos ‘amigos’? Não, né?

Em vez de ‘tantos amigos’, vou optar por ter mais colegas, clientes, conhecidos, vizinhos, alunos, parentes e seres humanos em geral! Opto por exercitar o respeito e o carinho ao próximo irrestritamente, sem tantas classificações, e pelo menos por hora, é o melhor que tenho a oferecer!

Trackback URL

, , , , , , , ,

No Comments on "Poucos amigos…"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments