Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

mascara.jpg

Me atirei no meu oráculo preferido, o Google, para entender melhor a data. Descobri – para minha surpresa – que muita gente não sabe e nem se pergunta que festividade é essa que pára o Brasil! Como fazemos coisas automáticas, comemoramos eventos que não conhecemos, festejamos datas sem entender! Aqui vai a minha microscópica contribuição para ampliar o conhecimento sobre o que significa o período de Carnaval…

“O dia de Carnaval (festival da carne) ou Terça-feira Gorda, é o dia que precede a Quarta-feira de Cinzas, e que se tornou o dia em que os cristãos se despediam da carne, pois, nos quarenta dias seguintes, tinham de jejuar, fazer penitência e não podiam comer carne. Tudo isso em preparação à Páscoa.

A Quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia (uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior) é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos (que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e quatro dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa.”
Ah! E depois das festas não esqueçam de retirar as máscaras, hein?

Trackback URL

, , , ,

No Comments on "Carnaval e Quarta-feira de Cinzas"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments