Arcano IX – O Eremita

EremitaO nono arcano do Tarô é o Eremita. Essa lâmina mostra um velho andando em meio à uma noite escura, carregando uma lanterna (inteligência/consciência focada em um ponto somente) e um cajado (prudência) como suas únicas companhias. Tem dificuldade em andar por ser velho, mas a mesma velhice que o deixa com problemas físicos, é responsável por sua maturidade e sabedoria. A atitude do Eremita é de introspecção, uma vez que ele está voltado para a esquerda (passado/interior). Seu principal significado é a experiência que acumulamos durante nossa vida. Simboliza o estudo solitário, a caminhada individual em busca do (auto) conhecimento e o trabalho manual.
É a representação do deus grego Cronos (Saturno, para os romanos). É o arquétipo do velho sábio, representado pelo planeta Saturno em um mapa natal.

Palavras-chave: razão, prudência, lucidez, discrição, modéstia, inércia, lentidão, tristeza, velhice de corpo, mente ou espírito, rigidez interna, meditação, sabedoria, pesquisa espiritual, solidão, isolamento voluntário, avareza, habilidade, força interior, caráter controlador.

Trackback URL

, , ,

No Comments on "Arcano IX – O Eremita"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments