Arcano III – A Imperatriz

ImperatrizNovamente encontramos uma mulher sentada em um trono. Dessa vez, no entanto, ela não está vestida com roupas que lembrem uma sacerdotisa: podemos ver que ela ocupa outra posição. No terceiro arcano do Tarô, encontramos o princípio masculino do Mago com a sensibilidade da Papisa. A Imperatriz olha para a direita (futuro) enquanto repousa em seu trono. Segura um cetro de forma descansada, pois não faz uso do mesmo para governar. Ela é a “mãe” de todos os seus súditos e por essa razão exerce seu poder sobre eles: é um poder baseado no respeito mútuo e não no autoritarismo. A Imperatriz é firme em suas colocações, porém o faz de forma gentil; ela não manda, pede e é prontamente obedecida. E se os seus súditos precisarem que ela se sacrifique, ela o fará com prazer.
Em comparação à figura da lâmina anterior, a Imperatriz é muito mais ativa. Esse arcano também tem o seu lado negativo: a fim de satisfazer as próprias vontades, a Imperatriz não pensa nos outros. Torna-se exigente demais e nada parece satisfazê-la.

Palavras-chave: proteção materna, generosidade, respeito, tato, encanto, poder criador, multiplicação, afetação, futilidade, devassidão, instatisfação, auto-sacrifício, amor, sedução.

Trackback URL

, , ,

No Comments on "Arcano III – A Imperatriz"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments