A Árvore da Vida – parte I

Hoje eu vou escrever sobre a Árvore da Vida. Escolhi esse desenho, porque ele resume – de certo modo – o ensinamento da Cabala. Mas o que é mesmo a Árvore da Vida?Árvore da Vida

A Árvore da Vida – ou Otz Ha’im em hebraico – é o principal objeto de estudo dentro da Cabala. Ela é uma representação pictórica das diferentes etapas pelos quais nosso universo passa. A Árvore é composta por dez Sephiroth (Sephirah no singular) que são associadas aos dez dedos das mãos. Eu prefiro chamar de Esfera – por razões pessoais e porque fica mais acessível a quem está ingressando no estudo.

É comum as pessoas confundirem as Esferas com lugares dentro da Árvore, quando na verdade elas são estados de ser. Cada Esfera tem um nome específico que tem a ver com sua essência (afinal nomes são essências, né?) e sua posição na Árvore não é algo aleatório. Tudo serve a um propósito, tudo tem uma função. E a própria Árvore não foge à essa regra.

Os nomes das esferas (em português) são:

  1. Coroa
  2. Sabedoria
  3. Entendimento
  4. Misericórdia
  5. Severidade
  6. Beleza
  7. Vitória
  8. Glória
  9. Fundamento
  10. Reino

Nosso universo foi repartido em dez dimensões para que a energia divina pudesse fluir até nosso mundo sem destruí-lo por completo. Vivemos na mais densa Esfera da Árvore de modo que essa energia tenha de ser filtrada. É como uma série de transformadores que diminuem a energia de uma usina elétrica.

Vocês já imaginaram plugar a TV direto na turbina de uma usina? Bem, além de queimar a TV a possibilidade de uma eletrocussão (sim, com dois SS) seria de 2000%. A simples presença – não filtrada – de Deus em nossa dimensão física seria o suficiente para aniquilá-la por completo. Por isso a energia divina precisa descer através das Esferas de maneira que cada uma delas diminua sua intensidade. A cada novo estágio, ela “enfraquece” um pouco mais, de modo a adaptar-se à nossa realidade.

Desse modo temos em nossa “realidade” apenas uma fração do todo que é o universo.

Trackback URL

, , ,

One Comment on "A Árvore da Vida – parte I"

Trackbacks

  1. [...] bem, um dos fundamentos da Cabala nos diz que o nosso Universo é composto por 10 dimensões feitas do…

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments