A obrigação de ser feliz

Hoje quero compartilhar com vocês uma percepção, talvez sutil, que venho tendo ao longo de quase toda a minha vida, mas que ficou bem clara e identificada através de uma conversa com minha dentista.

Ela comentou que percebe que, especialmente no mês de dezembro, as pessoas parecem ter a obrigação de serem felizes. Isso se deve aos fatos como dezembro ser o mês do Natal, também é mês de décimo terceiro – para a maioria das pessoas -, os filhos entram em férias, ganhar presentes, e até desconto de IPVA!

Me pergunto, como cristão de coração que sou, será que este sentimento de felicidade exacerbada e de solidariedade tão grandiosa não seria muito maior – e mais autêntico – se o cultivássemos durante todo o ano, mesmo que em pequenas doses? Assim estimularíamos todas as glândulas de nosso corpo através de doses de felicidade e prazer contínuos!

Este ano tomei uma decisão junto ao pessoal da Casa do Conhecimento, havíamos programado uma celebração para a finalização de ano, mas acredito que seja hora de mudar alguns conceitos e não finalizar nada! Talvez finalizar internamente, mas como quem termina uma volta e dá um salto, passando imediatamente para uma volta acima, como uma grande espiral ascendente.

Para mim, parece que nos cobramos de ‘ter que’ fecharmos o ano estando muito felizes, para que o dito Ano Novo seja feliz também. Sinto em meu coração que isto não é real, precisamos, talvez, sentir que cumprimos prazerosamente todos os dias, para que os novos dias cheguem contendo sempre esta vontade de ser feliz, e não a obrigação em ser feliz.

Meus votos são que você repense seus valores, e faça a sua felicidade e a felicidade do outro diariamente, e não somente em datas marcadas. Renasça e dê vida a todos os seus dias.

Trackback URL

, ,

No Comments on "A obrigação de ser feliz"

Hi Stranger, leave a comment:

ALLOWED XHTML TAGS:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Subscribe to Comments