Os benefícios da meditação

Já é um fato aceito por muita gente que a meditação traz não só benefícios à mente mas também ao corpo. Ao meditarmos de maneira focada em uma parte de nosso corpo, o fluxo de sangue para essa parte aumenta e as células recebem mais oxigênio e nutrientes. Entre outras coisas, a meditação reduz ataques de ansiedade, diminui a tensão muscular, ajuda em processos alérgicos, melhora a TPM e o sistema imunológico.

No entanto, apesar de seus benefícios, a maioria das pessoas não sabe como meditar. Talvez isso venha da crença de que a meditação esteja obrigatoriamente vinculada a algum tipo de prática religiosa. Embora no oriente, sim, diversas meditações existam vinculadas a religiões existentes, essa não é uma condição da meditação. Podemos meditar em qualquer lugar, desde que tenhamos um mínimo de silêncio e que não sejamos interrompidos.

A meditação envolve os seguintes estágios, que são:

Pensamentos dispersos – Via de regra passamos nosso tempo entre um pensamento e outro, de maneira desconexa, focados em uma atividade principal mas com um certo “ruído” no fundo. Esse é o nosso funcionamento padrão, e assim somos facilmente distraídos, temos dificuldade de concentração e damos lugar a uma miríade de preocupações e pensamentos em demasia – bons ou maus – sobre os quais não exercemos o menor controle.

Pensamento focado em algo – Ao meditarmos, a mente sai desse estado e passa a “enxergar” apenas uma coisa de cada vez. Existe o foco sobre algo determinado: um símbolo, uma frase, uma imagem que nos diga respeito e é como se nada mais existisse naquele momento. Todo e qualquer pensamento “extra” que possa parecer um ruído deve ser eliminado. Desse modo, somos mais eficientes em nossos pensamentos.

Intuição – A partir desse estado mental mais profundo, passamos a um outro estágio, o chamado estado intuitivo. Começamos a sentir aquilo sobre o qual estamos a meditar. Por exemplo: se nossa meditação for sobre uma floresta, sentiremos os seus cheiros, ouviremos os seus ruídos e a experimentaremos como se estivéssemos lá verdadeiramente. É a mente criando a realidade a partir do momento em que a experimenta com todos os sentidos.

Quanto mais favorável o ambiente ao nosso redor, melhor a prática da meditação. Eu mencionei o silêncio alguns parágrafos acima, mas uma música suave, no volume adequado, ou sons da natureza ajudam e muito. Um incenso de aroma agradável, flores e a iluminação certa também criam uma boa atmosfera para o exercício da meditação.

Agora que você já sabe como funciona a meditação, por que não aparecer pra gente meditar juntos qualquer terça-feira dessas?

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